Sobre o Simpósio

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, por meio do Grupo de Trabalho Inclusão da Pessoa com Deficiência, promove simpósio internacional sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A proposta é oferecer uma oportunidade de diálogo e troca de informações acerca de mecanismos para assegurar a efetiva implementação da garantia constitucional de inclusão da pessoa com deficiência o mercado de trabalho.

O objetivo é promover o aperfeiçoamento da atuação dos membros do Ministério Público da União quanto à garantia constitucional do direito de acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, bem como uma reflexão sobre as principais teses e alternativas para melhor assegurar tal direito; tanto no poder público, quanto na iniciativa privada.

O simpósio reunirá membros do Ministério Público, além de representantes  de instituições governamentais, especialistas, organizações da sociedade civil e do setor empresarial. Entre os convidados, instituições como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Escola de Gente e o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.